Ir para conteúdo

Informação: mensagem de correio eletrónico enviada pela AIMA

A AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P., procedeu ao envio de uma mensagem de correio eletrónico, com acesso a um link com instruções para efetuar o pagamento das taxas devidas, a todas as pessoas estrangeiras que aguardam agendamento de atendimento, com vista à emissão de uma autorização de residência.
 
A AIMA confirma a autenticidade desta mensagem, sendo a mesma proveniente de um organismo público e emitida no contexto de um procedimento administrativo real, que visa simplificar a forma como as pessoas cumprem uma obrigação legal, e com recurso a meios digitais para um maior conforto do utente e celeridade no processamento dos pedidos.
 
No entanto, e neste contexto, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) chama a atenção para a necessidade de assegurar boas práticas de ciber-higiene sempre que é recebida uma mensagem de email deste tipo, de modo a prevenir incidentes de cibersegurança. O destinatário deve tentar perceber se faz sentido esse pedido, e se o mesmo é efetuado pela entidade representada, nomeadamente:
  • A mensagem foi enviada a partir de um endereço de email legítimo – no caso, manifestacao.interesse@aima.gov.pt;
  • O link constante da mensagem recebida é de um domínio seguro – no caso, services.aima.gov.pt.

Última atualização em 08-09-2022