Ir para conteúdo

Cybersecurity Challenge.PT inicia a 13 de maio

Vai arrancar, a 13 de maio, o Cybersecurity ChallengePT, uma iniciativa destinada aos jovens estudantes entre os 16 e os 25 anos, que tem como objetivo selecionar os 10 jovens talentos em Cibersegurança, que vão representar o nosso país na 9.ª edição do European Cybersecurity Challenge que decorre, este ano, em Itália.

Ao longo do mês de maio vão ser lançados, na plataforma de treino, desafios de vários níveis de dificuldade que fazem parte da qualificação inserida na competição. A prova de seleção final, com um uma competição de Capture the Flag (CTF) de qualificação com a duração de 10 horas, vai decorrer no dia 1 de junho.

O Cybersecurity ChallengePT resulta de uma cooperação entre o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto e AP2SI - Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação. A iniciativa é apoiada pelo Centro Internet Segura (CIS).

A atividade, que todos os anos, conta com centenas de participantes, enquadra-se num programa de formação e treino abrangente, cujo objetivo passa por capacitar o país de recursos nas áreas de cibersegurança e segurança da informação, e com isto atrair, desde cedo, estudantes do ensino secundário e ensino superior.

Como uma iniciativa inserida no eixo Educação do programa INCoDe.2030 e no plano de ação da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, o Cybersecurity ChallengePT pretende dotar os mais jovens das competências digitais e promover a literacia digital, em todos os ciclos de ensino e de aprendizagem ao longo da vida. Visa, ainda, identificar jovens talentos nacionais e despertar-lhes o interesse por uma carreira profissional na área da Cibersegurança.


Última atualização em 08-09-2022