Ir para conteúdo

Segunda edição da C-Days Açores 2023 teve como mote Mais Confiança




A 2.ª edição da Conferência C-Days Açores, promovida pelo Centro Nacional de Cibesergurança (CNCS) juntamente com o Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunicações e Transição Digital (DRCTD), decorreu a 29 de novembro, na Ilha Terceira, Praia da Vitória, sob o tema “Mais Confiança”. 

Para o coordenador do CNCS, Lino Santos, a C-Days Açores destaca-se pela lógica de descentralização e pelo facto de ir ao encontro da população, “sempre com uma marca de profunda qualidade”, na sua perspetiva, demonstrada pela variedade dos temas apresentados. 

A iniciativa reuniu convidados de várias áreas com o objetivo de discutir e promover a reflexão nos domínios da sociedade, economia, políticas públicas, ética e direito, riscos e conflitos, bem como inovação e tecnologias futuras, aplicados ao ciberespaço, com vista ao incremento do nível de maturidade de cibersegurança de indivíduos e organizações. 

Mais confiança, trabalho em rede e cooperação, para tornar Portugal mais seguro e mais digital, foi a mensagem em vídeo, do Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, na abertura da segunda edição da C-Days Açores. 
 
Mais confiança foi também o foco da intervenção do Diretor Regional das Comunicações e da Transição Digital, Pedro Batista, que em representação do Governo dos Açores , falou do investimento feito na cibersegurança de uma forma transversal e de um trabalho contínuo nesta área. 
 
Durante a manhã falou-se de Threat Update e Gestão de Vulnerabilidades partilhando várias perspetivas, dos Centros de Análise e Partilha de Informação, do Programa Formação Avançada em cibersegurança - C-Academy e da Rede de Centros de Competências em Cibersegurança - C-Network. 
 
A tarde foi dedicada à transição digital e à comunicação de risco e crise em cibersegurança, tendo sido apresentado o Guia de referencial do Centro Nacional de Cibersegurança. 
 
No final da conferência foi dado destaque à campanha pedagógica e multiplataforma #LerAntesClicarDepois e exibido um dos vídeos incluídos no kit de divulgação, dedicado às boas práticas de cibersegurança para empresas.


Última atualização em 08-09-2022