Ir para conteúdo

Outubro é o Mês da Cibersegurança

#BeSmarterThanAHacker é o mote que serve de contexto para a campanha associada ao Mês Europeu da Cibersegurança (European Cybersecurity Month – ECSM). Uma iniciativa anual celebrada na União Europeia, organizada em parceria com a Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) e a Comissão Europeia, à qual o Centro Nacional de Cibersegurança se associa, e que promove nos Estados Membros a cibersegurança entre cidadãos e organizações, assim como o fornecimento de informações sobre segurança online, através da sensibilização e da partilha de boas práticas.
 
Este ano, à semelhança dos anos anteriores, o mote para as comemorações do Mês visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço. Desta forma, a campanha #BeSmaterThanAHacker tem como objetivo sensibilizar os cidadãos e as empresas para os comportamentos que devem adotar no que respeita à segurança online, prevenindo eventuais ameaças decorrentes da utilização do ciberespaço, com especial foco nos métodos de Engenharia Social, Phishing e o seu impacto na cibersegurança.
 
Ao longo do mês de outubro decorrem centenas de eventos e atividades distribuídos por toda a Europa, desde Conferências, Workshops e Campanhas online, sendo estes alguns dos formatos escolhidos para promover o mês da cibersegurança pelo país.
 
Portugal assinala outubro como o Mês das Competências Digitais como forma de destacar diversos projetos, programas e iniciativas que promovem a capacitação digital dos portugueses, no âmbito do INCoDe.2030.
 
O European Cybersecurity Challenge é uma das ações inseridas nas comemorações que vai juntar, entre 24 e 27 de outubro, na Noruega, 35 equipas de vários países, entre os quais Portugal, que vão ser desafiadas a resolver problemas relacionados com a segurança informática em vários domínios: de ataque e defesa a segurança web, passando por segurança móvel, hardware, criptografia, engenharia reversa ou forense. A Team Portugal conta com 12 jovens talentos (10 efetivos e 2 suplentes), dos escalões júnior e sénior, selecionados no âmbito da iniciativa Cybersecurity Challenge PT, que resulta da cooperação entre o Centro Nacional de Cibersegurança, o Instituto Superior Técnico (IST), a Universidade do Porto e a AP2SI. O Cybersecurity Challenge PT está enquadrado num programa de formação e treino abrangente, que pretende reforçar o país, na área da cibersegurança e segurança da informação, atraindo desde cedo jovens dos ensinos secundário e superior.
 
Relembramos que se encontra online a campanha nacional Internet Segura#LerAntesClicarDepois, com o propósito de reforçar, junto de todas as pessoas e organizações, a informação sobre o bom uso do ciberespaço. Esta campanha, fruto de um trabalho conjunto com o Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, é composta por uma brochura informativa, cartões com mensagens de alerta e por um kit de vídeos curtos, que tratam temas variados, desde o uso das palavras-passe, as compras online, o cyberbullying, até aos cuidados a ter com as redes sociais, passando pelos perigos a considerar em relação aos ataques através de emails, SMS ou telefonemas.
 
Acompanhe estas campanhas e outras iniciativas através das Redes Sociais e do site do Centro Nacional de Cibersegurança.

Última atualização em 08-09-2022