Ir para conteúdo

Alerta CERT.PT: Campanha de Vishing — “Selecione Tecla 1”

O CERT.PT tem vindo a registar diversas campanhas de Vishing (chamadas telefónicas fraudulentas) com destino a cidadãos.

Nestas chamadas os cidadãos são informados, através da reprodução de uma gravação, geralmente em língua inglesa, que o seu número de telemóvel está envolvido em alegadas práticas ilícitas.

Depois desta gravação é pedido ao cidadão que selecione a tecla 1 do seu telefone para que prossiga para uma conversa com um operador, visando a resolver a situação.

Nesta fase, a conversa passa para um indivíduo que solicita informações pessoais, tais como nome completo, cidade e país de residência. De seguida a chamada é terminada.

Se receber um contacto telefónico com estas características pode estar a ser alvo de uma campanha de Vishing com o objetivo de capturar as suas informações pessoais.

Ao ser contactado, confirme sempre a veracidade do número de telefone de origem, não partilhe os seus dados pessoais, nem siga qualquer instrução recebida. Para mais informações consulte o documento: https://www.cncs.gov.pt/pt/boas-praticas-contra-o-phishing-o-smishing-e-o-vishing/.

Denuncie junto dos responsáveis de segurança informática da organização ou junto das autoridades competentes sempre que se é alvo de um ataque deste tipo.

Notifique o CERT.PT (cert@cert.pt) ou através do formulário online (https://www.cncs.gov.pt/pt/notificacao-incidentes/), caso receba chamadas telefónicas deste género para que possamos registar a evolução da campanha e indicar as medidas de mitigação a adotar.

Salientamos ainda que a Polícia Judiciária publicou um alerta sobre uma campanha de Vishing similar, disponível em: https://www.policiajudiciaria.pt/burlaatravesvishing/.

 

 


Última atualização em 08-09-2022