Ir para conteúdo

Publicado Estudo Sobre a Comunidade de Competências em Cibersegurança

O Observatório de Cibersegurança do CNCS acaba de publicar um Estudo sobre a Comunidade de Competências em Cibersegurança em Portugal.

Este relatório tem como objetivo disponibilizar a todos os interessados informação atualizada e inédita sobre a atual comunidade de competências, de modo a sustentar decisões, estratégias e políticas públicas.

Apresenta, para tanto, um mapeamento dos conhecimentos, atividades, processos, tecnologias e investigações dinamizados por entidades com competências em cibersegurança nos diferentes setores de atividade. Coloca em perspetiva e identifica a distribuição dos setores económicos de atuação da comunidade nacional, as fontes de financiamento da atividade em cibersegurança, as tendências de desenvolvimento e as mais prementes necessidades de investimento nacionais.

Algumas das conclusões:

  • As entidades que dinamizam a cibersegurança em Portugal são caracterizadas pela predominância de equipas pequenas — regularmente subdimensionadas — de especialistas, independentemente da dimensão da própria entidade;
  • Existe excassez de profissionais na área e encontra-se pouco amadurecida a oferta de serviços terceirizados;
  • Existe uma crescente e robusta comunidade de investigação ciêntífica e académica no setor;
  • Os programas nacionais e europeus de inovação e investigação revelam-se importantes como fonte de financiamento para aquela comunidade;
  • O dinamismo na investigação nacional não é suficientemente companhado pelo respetivo patenteamento ou criação e desenvolvimento no mercado de produtos e serviços.

Consulte o estudo aqui.


Última atualização em 08-09-2022