Ir para conteúdo

Sessão de discussão Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço ...

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 92/2019, de 5 de junho, aprovou a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço 2019-2023, prevendo a sua revisão num prazo máximo de cinco anos. Durante a sua vigência, o Centro Nacional de Cibersegurança tem vindo a proceder, conforme as competências que lhe estão atribuídas, à elaboração e atualização do Plano de Ação da Estratégia em estreita articulação com as entidades com responsabilidades na segurança do ciberespaço.

Tendo o processo de revisão sido iniciado no âmbito do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, a quem compete a monitorização e avaliação da sua execução, o Centro Nacional de Cibersegurança encontra-se a desenvolver ações no sentido de recolher contributos e ideias para dotar aquele Conselho das condições necessárias para a apresentação de uma Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço revista e atualizada.

Nesse sentido, dada a necessidade de alargar o âmbito desta discussão a todos os setores da sociedade que podem ter ou sofrer impactos em resultado da segurança do ciberespaço, o Centro Nacional de Cibersegurança irá organizar uma sessão de discussão aberta e franca entre todos os participantes, procurando identificar desafios com que Portugal se vê confrontado neste âmbito – desde logo ao nível geoestratégico, da capacitação de pessoas e organizações ou tecnológico e do conhecimento, entre outros – assim como as grandes medidas que possam ser implementadas para uma eficaz e elevada segurança do ciberespaço de interesse nacional.

 

Esta sessão é destinada a entidades coletivas, públicas e privadas, e a participação será por convite. As entidades coletivas interessadas em participar poderão submeter uma manifestação de interesse através do endereço ENSC.secretariado[at]cncs.gov.pt até ao dia 26 de maio 2023 com o assunto “Manifestação de interesse sessão ENSC – [nome/sigla entidade], indicando o nome dos representantes proponentes à participação e forma de contacto.


Última atualização em 08-09-2022