Ir para conteúdo

Nova versão do esquema de certificação - Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança ...

O CNCS acaba de publicar uma nova versão do projeto de EC QNRCS e do Anexo 5 - Critérios e decisões de auditoria, para uma segunda ronda de recolha de comentários e sugestões. 

Recordamos que o CNCS se encontra a   desenvolver um Esquema de Certificação para o Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (EC QNRCS). Com este esquema procura-se atestar a implementação em organizações candidatas das medidas estabelecidas no QNRCS para identificação, proteção, deteção, resposta e recuperação contra as ameaças à segurança da informação, bem como das redes e sistemas de informação.

A primeira versão do esquema esteve em consulta pública em dezembro de 2021 e desde então foram efetuadas alterações significativas ao esquema.

A restante documentação associada e que se mantém disponível nesta página terá ainda de ser atualizada em função das alterações entretanto produzidas no esquema e no Anexo 5. Todos os contributos serão devidamente apreciados para a definição das versões finais dos documentos, inclusive no que respeita à documentação ainda não atualizada.

Para quem esteja interessado em participar neste processo, enviando contributos, deverá consultar a página relativa a esta matéria, que poderá ser encontrada aqui.

Informa-se que os contributos podem ser enviados por correio eletrónico para o endereço: drsc@cncs.gov.pt, preferencialmente até dia 08 de julho de 2022.
Última atualização em 27-11-2020