Ir para conteúdo

Equipa portuguesa alcança 7º lugar no European Cybersecurity Challenge 2021

Os resultados da competição promovida pela Agência Europeia para a Cibersegurança (ENISA) já são conhecidos e Portugal destaca-se no 7º lugar do ranking europeu.

Trata-se de uma competição que reúne jovens talentos de toda a Europa e decorre num ambiente de fair play. Ao longo de quatro dias, as equipas de cada País são desafiadas a resolver desafios complexos relacionados com segurança informática, desde a segurança da web, segurança de dispositivos móveis, criptografia, engenharia reversa, engenharia social e análise forense, num formato de acumulação de pontos. 

Recorde-se que o European Cyber Security Challenge 2021 contou com a participação de 19 países, mais de 200 jovens talentos em competição, 350 participantes e 120 especialistas na área de Cibersegurança. 

Portugal competiu com uma equipa constituída por 10 jovens talentos nacionais, selecionados no âmbito da iniciativa “Cyber Security Challenge PT”. Esta iniciativa resulta de uma estreita cooperação entre o Centro Nacional de Cibersegurança, o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto e conta com o apoio da AP2SI-Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação, além do suporte do Consórcio Centro Internet Segura. Trata-se de uma iniciativa que se insere no eixo Educação do programa INCoDe.2030, visando treinar e formar as camadas mais jovens da população através do estímulo e reforço nos domínios da literacia digital e das competências digitais em todos os ciclos de ensino e de aprendizagem ao longo da vida. 

De referir ainda que, anualmente, o “Cyber Security Challenge PT” promove uma competição de “Capture The Flag” (CTF), integrada na conferência anual C-Days, onde os participantes testam as suas competências nas várias áreas da segurança informática. Esta competição faz a seleção de uma equipa de 10 estudantes, entre os 15 e 26 anos, para representar Portugal no “European Cyber Security Challenge” e outras provas internacionais. 

De notar que na última competição do European Cyber Security Challenge, ocorrida em 2019, Portugal ficou classificado em 10º Lugar num total de 20 Países em competição, tendo sido esta a primeira participação portuguesa nesta competição internacional.
Última atualização em 27-11-2020