Ir para conteúdo

Mês Europeu da Cibersegurança, ECSM2021, começa hoje!

A campanha do Mês Europeu da Cibersegurança é coordenada pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA), pela Comissão Europeia, e apoiada pelos Estados-Membros da UE e centenas de parceiros (governos, universidades, grupos de reflexão, ONGs, associações profissionais, empresas do sector privado) da Europa, e não só.
 
Desde o primeiro evento em 2012, o Mês Europeu da Cibersegurança tem vindo a atingir as suas principais prioridades ao reunir entidades de toda a Europa sob o lema "Cibersegurança é uma Responsabilidade Partilhada", de modo a unir todos contra as ameaças no ciberespaço.
 
Este ano, à semelhança do ano anterior, o mote adotado é "Think Before U Click' #ThinkB4Uclick" e os dois temas da campanha são:
 
•    Primeiros socorros - orientações sobre o que fazer se alguém for vítima de um ciberataque;
•    Esteja ciberseguro em casa.
 
Os principais objetivos da campanha de 2021 são garantir que os utilizadores e organizações estejam bem informados sobre os potenciais riscos de cibersegurança e que se mantenham seguros online. A intenção geral é ajudar a desenvolver uma compreensão básica dos diferentes tipos de questões de segurança e privacidade online.
 
Este ano teremos dois embaixadores que darão voz a esta iniciativa. Eles são Catarina Miranda, locutora de rádio e Criadora de conteúdos digitais, e Miguel Raposo, Diretor de Marketing. 

Ao longo do mês, o Centro Nacional de Cibersegurança irá dinamizar os materiais desenvolvidos pela ENISA, pelo próprio CNCS e os embaixadores. Esta campanha será divulgada nas nossas plataformas de redes sociais.

Para kick-off do mês teremos a divulgação de um vídeo do Coordenador do CNCS, Lino Santos, e outro dos embaixadores acima referidos.
Última atualização em 08-09-2022