Ir para conteúdo

Exercício Internacional de Cibersegurança

A ação decorre simultaneamente em 3 países – Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Nas instalações do CNCS vai estar organizada uma sala de controlo do exercício, responsável pelo envio de mensagens de correio eletrónico, cujo objetivo é estimular respostas/ações por parte dos jogadores de Cabo Verde e Moçambique. 

A criticidade e importância do setor da energia para o normal funcionamento da sociedade e economia, conjuntamente com os serviços digitais e com a cadeia de fornecimento, torna crucial o desenvolvimento deste exercício, à escala internacional, de modo a testar e preparar o setor para possíveis cenários de ataque em grande escala. 

Para além de testar a cooperação internacional entre as diferentes entidades responsáveis pela cibersegurança dos 3 países, na sequência de incidentes com impacto no setor da energia, o Exercício Internacional de Cibersegurança vai permitir que cada uma das entidades participantes teste a coordenação interna entre autoridades e entre estas e as empresas do setor da energia. 

No âmbito das competências do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), enquanto Autoridade Nacional de Cibersegurança, enquadram-se as competências orgânicas de promover e assegurar a articulação e a cooperação entre os vários intervenientes e responsáveis nacionais na área da cibersegurança e de desenvolver as capacidades nacionais de prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção destinadas a fazer face a incidentes de cibersegurança e ciberataques.
Nota: Este evento não está aberto ao público.

Última atualização em 13-12-2020