Ir para conteúdo

Fundamentos de Redes de Computadores

Inscreva-se aqui! 

   
Descrição do curso

Os alunos que frequentam a formação compreendem e analisam os protocolos de rede base que permitem interligar, através de uma rede local, todos estes dispositivos. Os alunos planeiam uma rede para que seja possível o seu acesso à Internet e a interligação entre os vários dispositivos.

Esta unidade curricular foca-se nos protocolos base necessários para interligação de uma rede local bem como o seu planeamento. Mesmo nas redes locais domésticas (com acesso através de um router) existem diferentes tipos de dispositivos com diferentes necessidades e que se pretende que comuniquem entre si.

Os alunos que adquirem os conceitos fundamentais de redes e a família de protocolos TCP/IP devem conseguir desenhar uma rede local e configurar e lidar com alguns dos problemas que podem surgir e que podem inibir o acesso entre os diferentes dispositivos e o acesso à Internet.

No final deverão compreender todos os componentes envolvidos no acesso de um dispositivo a um recurso na Internet, desde a ligação à aplicação.

Nível   Nível C 
Duração  35 horas
Modalidade 

Presencial, Online ou Híbrido (consultar a calendarização de cada ação de formação)

Módulos 
  1. A Internet; A periferia da Rede; O núcleo da rede; Desempenho da rede; Protocolos.
  2. Funcionamento das aplicações; Web; Correio eletrónico; DNS; Aplicações P2P.
  3. Serviços da camada de transporte; Multiplexagem/Desmultiplexagem; UDP; TCP.
  4. Camada de rede; Funcionamento dos routers; Protocolo IP; Endereçamento; DHCP; ICMP; Fragmentação.
  5. Interligação de Dispositivos; Deteção de erros e correção; Protocolos múltiplo acesso; LANs; ARP; Arquiteturas de redes de centros de dados; Redes sem fios.
Pré-requisitos  Formação ou experiência profissional em área relacionada com as tecnologias de informação e comunicação. Conhecimentos do funcionamento de sistemas operativos, utilização e instalação de ferramentas em ambiente windows, linux ou macOS e as suas respetivas interfaces de linha de comando. Conhecimentos básicos de redes de comunicação (tipos de equipamentos, tecnologias, etc.).
Valor da Inscrição  50€
Verifique as ações de formação disponiveis e o respetivo calendário no formulário de inscrições disponivel aqui!
Próximas Formações
Última atualização em 31-01-2024